Abordagem Interdisciplinar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento

Lima RF, Silva FCP. Abordagem interdisciplinar nos transtornos do neurodesenvolvimento. Guia de orientação aos pais e professores, Editora Book Toy, 2017.

O presente livro tem como intuito abordar os principais transtornos do neurodesenvolvimento sob a perspectiva interdisciplinar de forma a reunir informações de áreas diferentes da saúde e educação. Colaboram com a escrita, profissionais da psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade,psicopedagogia,fisioterapia,neuropediatria e psiquiatria da infância e adolescência.

O material foi organizado de maneira lógica e sequencial, apresentando as características da dislexia, do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e do transtorno do espectro autista (TEA), procedimentos de avaliação para o diagnóstico, principais formas de intervenções terapêuticas e políticas públicas para inclusão. Também inclui um capítulo especial a respeito do acidente vascular cerebral na infância e na adolescência. O livro é destinado, principalmente, a pais e educadores, e também pode servir de material de consulta para os profissionais da saúde.

Transtornos do Desenvolvimento da identificação precoce às estratégias de intervenção

Rodrigues SD, Salgado-Azoni CA, Ciasca SM. Transtornos do desenvolvimento: da identificação precoce às estratégias de intervenção, 2014.

Evidências científicas demonstram que os transtornos do desenvolvimento da infância e adolescência podem causar prejuízos significativos a essa população, destacando-se os problemas de aprendizagem e de comportamento. Pela sua complexidade, não são incomuns dúvidas e questionamentos, tanto no contexto escolar quanto na prática clínica. Quais comportamentos são esperados para os padrões de normalidade? É possível fazer a identificação precoce? Como fazer o diagnóstico diferencial entre os diferentes transtornos? Quais as melhores estratégias de tratamento e intervenção? Buscando responder tais questionamentos, este livro aborda temas relativos ao desenvolvimento infantil (motor, neurológico, linguístico, cognitivo e emocional), bem como os principais transtornos neuropsiquiátricos (retardo mental, acidente vascular cerebral, drogadição, TDAH e autismo) e de aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia e global). O conhecimento sobre o que há de atual nesta temática certamente favorecerá a prática dos profissionais da saúde e da educação e, consequentemente, beneficiará a criança e o adolescente. Desta forma, esperamos contribuir a toda a comunidade educacional, clínica e científica.

Transtornos de Aprendizagem Neurociência e Interdisciplinaridade

Ciasca SM, Rodrigues SD, Lima RF, Salgado-Azoni CA. Transtornos de aprendizagem: Neurociência e interdisciplinaridade, 2015

Enfim mais um livro, uma obra que engloba tudo o que aprendemos sobre o complexo ato de aprender. Mais uma vez, escrevo com aqueles que foram e são meus alunos, parceiros e colaboradores, estamos há muito tempo juntos, e vimos como este  tema evoluiu em termos de teoria, práticas diagnóstica e intervenção, possibilitando nova  visão, mais abrangente e precisa dos Transtornos de Aprendizagem.

Desde nossa primeira obra, passaram-se dez anos que nos possibilitaram mudanças de pensamentos, instrumentalização, técnicas e principalmente de proximidade cada vez maior de nós mesmos como pessoas que estudam juntas e estabelecem metas únicas.

Nosso objetivo foi abordar o tema de seu princípio ao fim, dentro do que entendemos ser importante para as pessoas saberem sobre como e porque, às vezes, o aprender torna-se tão complexo. Procuramos utilizar linguagem simples e de fácil acesso para que esta, como nossas demais obras, esteja, ao alcance de pais, professores e todos os profissionais que se interessam pelo tema, espero que tenhamos atingido nosso propósito.

TDAH Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (DISAPRE/UNICAMP)

Ciasca SM, Rodrigues SD, Salgado CA. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Editora Revinter, 2010

A motivação para escrever um livro sobre transtornos de atenção e hiperatividade – TDAH surgiu de duas necessidades: a primeira se refere ao fato que muito se tem escrito e falado sobre o tema, que é abordado por meio de diversas “facetas”, quer no campo da pesquisa científica ou da prática clínica direta; porém, estas abordagens referem-se, na maioria das vezes, a dados exclusivos, relacionados apenas com uma área de conhecimento. A segunda necessidade é de mostrar o trabalho de pesquisa, envolvendo desde o diagnóstico até o processo de tratamento farmacológico e psicoterapêutico realizado com crianças com TDAH, por uma ótica eminente nacional e, portanto, mais próxima do leitor.

Atualmente, é consenso que estas crianças apresentam uma disfunção, ou seja, falha na aquisição ou manutenção de determinadas funções psíquicas e, por isso, são alvos de inúmeros questionamentos, que envolvem problemas relacionados a família, a escola, o grupo social, entre outros.Assim, falar neste transtorno implica abordarmos todo o processo interdisciplinar existente em seu conteúdo.

Distúrbios de Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdisciplinar

Ciasca SM. Distúrbio de Aprendizagem. Abordagem interdisciplinar. Casa do Psicólogo.

Os temas inseridos neste livro, envolvendo colaboradores atuantes, vêm confirmar a necessidade do preenchimento de lacunas na compreensão do processo ensino-aprendizagem junto à criança e, ainda, insistir no entendimento, claro e competente, do dinamismo funcional cerebral no exato momento de aprender. Os profissionais que assistem à criança (pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pediatras, neurólogos e pessoas motivadas) irão encontrar os canais que relacionam as áreas comprometidas com aprendizado normal, como também naquelas angustiantes situações de crianças com dificuldades e distúrbios.´ – Profa. Dra. Maria V. L. M. Ribeiro.