Quem somos

O CIAPRE possui uma atuação clínica, preventiva e terapêutica, caracterizada pela avaliação e intervenção (interdisciplinar ou individual) de crianças e adolescentes com queixas de atraso no neurodesenvolvimento, ou seja:

Deficiência Intelectual
Transtornos da Comunicação
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia),
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)

Também fazem parte da nossa demanda a investigação e a intervenção em outros casos associados ao neurodesenvolvimento:

Alterações Genéticas
Problemas psicológicos
Transtornos psiquiátricos da infância e adolescência
Dificuldade escolar decorrente de outros fatores (tais como problemas comportamentais, fatores socioambientais, etc. )

Além disso, tem participação ativa no ensino e pesquisa, bem como na supervisão de outros profissionais da saúde e educação. A equipe é composta por profissionais das seguintes áreas: fonoaudiólogos, neuropediatria, psicologia/neuropsicologia, psicomotricidade, psicopedagogia e psiquiatria da infância e adolescência.

O que fazemos

O CIAPRE trabalha diretamente com diagnóstico e intervenção interdisciplinar, supervisão de profissionais (individual e em grupo) nas áreas de PSIQUIATRIA INFANTIL, NEUROLOGIA INFANTIL, PSICODIAGNÓSTICO, NEUROPSICOLOGIA, PSICOTERAPIA INFANTIL, FONOAUDIOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA, PSICOMOTRICIDADE e FISIOTERAPIA. Sinta-se à vontade e se desejar envie-nos suas dúvidas e sugestões.

O CIAPRE oferece regularmente em sua sede uma série de cursos relacionados à avaliação, diagnostico e intervenção nos diversos transtornos psicológicos, psiquiátricos e neurológicos.

Avaliação (interdisciplinar ou individual) de crianças e adolescentes, principalmente, com queixas do neurodesenvolvimento, relacionados à aprendizagem, atenção, comportamento, linguagem, socialização e motricidade. Saiba Mais.

Avaliação e estimulação precoce de bebês e crianças com atraso e/ou com sinais de risco para transtornos do neurodesenvolvimento. Saiba Mais.

Intervenção (interdisciplinar ou individual) de crianças/adolescentes com queixas do neurodesenvolvimento (relacionados à aprendizagem, atenção, comportamento, linguagem e motricidade, tais como: dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, TDAH, transtorno de ansiedade, depressão infantil, transtorno opositor, problemas comportamentais, etc). Saiba Mais.

Intervenção de crianças com transtorno do espectro do autismo. Saiba Mais.

Psicoeducação para pais de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento (tais como autismo, transtornos de aprendizagem, TDAH, etc.)

Formação de profissionais da saúde e educação, por meio de cursos de extensão, especialização ou supervisão.

Formação de profissionais em escolas (públicas e particulares) ou outras instituições de atendimento à criança e adolescente. Saiba Mais.

Supervisão a profissionais da área da saúde e educação. Saiba Mais.

Estimulação de funções e habilidades matemáticas por meio de tutoriais (COGMED e DYBUSTER CALCULLARIS). Saiba Mais.