Nossa História

O CIAPRE foi inaugurado em 22/11/2010. Foi pensado e idealizado por uma equipe de profissionais de diferentes áreas de atuação, liderados pela Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca, Coordenadora do DISAPRE/FCM/UNICAMP.

Constituída em sua maioria por Doutores em Ciências Médicas, a equipe sentiu à época necessidade de expandir seu campo de atuação para além dos muros da Universidade. O intuito foi ampliar o conhecimento no campo dos transtornos do neurodesenvolvimento, assim como aprimorar o atendimento dos indivíduos com tais transtornos. Para tanto, trouxe consigo os 25 anos de experiência acumulados no DISAPRE e, desde então, vem se destacando e se tornando referência nacional no campo do diagnóstico, intervenção e formação continuada de profissionais da saúde e da educação.

Adicionalmente, o CIAPRE também desenvolve, em parceria com o DISAPRE/UNICAMP, estudos científicos (Pós-doutorado, Doutorado, Mestrado, Iniciação científica) sobre diferentes aspectos dos transtornos do neurodesenvolvimento. Estes, em geral, resultam em teses e artigos que são divulgados em eventos científicos ou em revistas (nacionais e internacionais).

Além de produzir conhecimento, a equipe CIAPRE se preocupa também com a própria formação continuada. Nesse sentido, rotineiramente seus membros atualizam seus conhecimentos em cursos e eventos, no Brasil e no exterior. Ciente de que a troca e o contato com os pares é extremamente relevante, a equipe mantém ligação com diversas associações de classe e, não raro, participa ativamente de suas atividades, como Presidente, Coordenador, Membros de Diretoria ou de Comitês Científicos, tais como a Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI).

Em síntese, a interdisciplinaridade e a integralidade no atendimento à criança e à sua família representam a base da equipe, fato que possibilita compreender o desenvolvimento infantil de maneira ampla e minuciosa. Ao considerar os fatores que podem comprometer as distintas áreas do desenvolvimento, a investigação realizada no CIAPRE visa o diagnóstico clínico e neurofuncional da criança, bem como o a elaboração de um plano terapêutico que atenda às suas necessidades.

5000
+
Pacientes Atendidos
15
+
Profissionais Atuantes
20
+
Eventos Realizados
1
+
Cursos Disponíveis

“O CIAPRE como Instituição realizará seu papel de assistência, ensino e pesquisa científica de alta qualidade e terá a força do elemento interdisciplinar para transmitir e orientar profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento.”

Nome, Cargo

Quem somos

O CIAPRE possui uma atuação clínica, preventiva e terapêutica, caracterizada pela avaliação e intervenção (interdisciplinar ou individual) de crianças e adolescentes com queixas de atraso no neurodesenvolvimento, ou seja:

Deficiência Intelectual
Transtornos da Comunicação
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia),
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)

Também fazem parte da nossa demanda a investigação e a intervenção em outros casos associados ao neurodesenvolvimento:

Alterações Genéticas
Problemas psicológicos
Transtornos psiquiátricos da infância e adolescência
Dificuldade escolar decorrente de outros fatores (tais como problemas comportamentais, fatores socioambientais, etc. )

Além disso, tem participação ativa no ensino e pesquisa, bem como na supervisão de outros profissionais da saúde e educação. A equipe é composta por profissionais das seguintes áreas: fonoaudiólogos, neuropediatria, psicologia/neuropsicologia, psicomotricidade, psicopedagogia e psiquiatria da infância e adolescência.

O que fazemos

O CIAPRE trabalha diretamente com diagnóstico e intervenção interdisciplinar, supervisão de profissionais (individual e em grupo) nas áreas de PSIQUIATRIA INFANTIL, NEUROLOGIA INFANTIL, PSICODIAGNÓSTICO, NEUROPSICOLOGIA, PSICOTERAPIA INFANTIL, FONOAUDIOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA, PSICOMOTRICIDADE e FISIOTERAPIA. Sinta-se à vontade e se desejar envie-nos suas dúvidas e sugestões.

O CIAPRE oferece regularmente em sua sede uma série de cursos relacionados à avaliação, diagnostico e intervenção nos diversos transtornos psicológicos, psiquiátricos e neurológicos.

Avaliação (interdisciplinar ou individual) de crianças e adolescentes, principalmente, com queixas do neurodesenvolvimento, relacionados à aprendizagem, atenção, comportamento, linguagem, socialização e motricidade. Saiba Mais.

Avaliação e estimulação precoce de bebês e crianças com atraso e/ou com sinais de risco para transtornos do neurodesenvolvimento. Saiba Mais.

Intervenção (interdisciplinar ou individual) de crianças/adolescentes com queixas do neurodesenvolvimento (relacionados à aprendizagem, atenção, comportamento, linguagem e motricidade, tais como: dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, TDAH, transtorno de ansiedade, depressão infantil, transtorno opositor, problemas comportamentais, etc). Saiba Mais.

Intervenção de crianças com transtorno do espectro do autismo. Saiba Mais.

Psicoeducação para pais de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento (tais como autismo, transtornos de aprendizagem, TDAH, etc.)

Formação de profissionais da saúde e educação, por meio de cursos de extensão, especialização ou supervisão.

Formação de profissionais em escolas (públicas e particulares) ou outras instituições de atendimento à criança e adolescente. Saiba Mais.

Supervisão a profissionais da área da saúde e educação. Saiba Mais.

Estimulação de funções e habilidades matemáticas por meio de tutoriais (COGMED e DYBUSTER CALCULLARIS). Saiba Mais.

Conheça Nossa Equipe

Saiba mais sobre nossos profissionais atuantes no CIAPRE, clique nos perfis para ver mais detalhes

Trabalhe Conosco
Adriana Nobre de Paula Simão

Dra. Adriana Nobre de Paula Simão

Psicolóloga/Neuropsicóloga
Denise Santana e Silva

Denise Santana e Silva

Psicóloga/Neuropsicóloga
Dr Fernando Zezza

Dr. Fernando de Lucca Zezza

Psiquiatra da Infância e Adolescência
Gabriella Conte

Gabriella Conte

Psicolóloga/Neuropsicóloga
Janaina

Janaína Aparecida de Oliveira Augusto

Psicolóloga/Neuropsicóloga
Dra. Márcia Maria Toledo

Dra. Márcia Maria Toledo

Psicolóloga/Psicomotricista